Projeto Sobrinho

Compartilhando conhecimento

Página de erro 404

Salve, salve gurizada!

Aqui vai uma dica simples e bacana para implementar nos seus sites: O tratamento do erro 404.

Quem nunca viu a mensagem “Erro 404 – Página não encontrada“, ou “Erro 404  – Page not found”, ao clicar em um link, ou ao tentar acessar alguma página web? Afinal, o que é esse erro 404?

A página de erro 404 é uma resposta padrão que aparece sempre que alguém tenta acessar uma página de internet que não existe. Seja porque a pessoa errou na digitação do endereço da página, ou até, por uma mudança de estrutura do site, onde existem links apontando para páginas que deixaram de existir ou foram movidas de lugar.

Uma boa ideia de como reverter essa situação chata, principalmente para quem está tentando acessar, é personalizar a sua página de erro 404, criando algo que possa amenizar, com humor ou não, a navegação incorreta do internauta. Transmitindo assim, uma maior credibilidade, pois apesar do erro, a navegação permanecerá no seu site.

Abaixo seguem dois exemplos de personalização da página de erro 404:

No site da TonLiv, foi criada uma página personalizada com uma comunicação simples e direta, com um link para o internauta acessar a página inicial. A página foi construída obedecendo a mesma identidade visual do site.

TonLiv - Erro 404

No site da e-Genial, a página foi personalizada com bom humor, cortesia e informação. Eles não só se preocuparam em informar ao internauta o que estava acontecendo, como trataram a situação com descontração e atenção, oferecendo um link de acesso à página inicial do site. Também mantiveram a identidade visual da empresa.

e-Genial - Erro 404

Após construir a sua página personalizada do erro 404, você deverá subir o arquivo para o seu domínio e em seguida, deverá configurar no painel administrativo do seu provedor de hospedagem, a página  para ser apresentada quando ocorrerem eventos de página não encontrada.

Outro fator motivador para desenvolver sua própria página de erro 404, é que a ausência dela, pode ocasionar uma queda do seu site no ranking das buscas do Google. Não entrarei em detalhe nesse assunto, mas indico a leitura do SEO Master e do Mestre SEO, que abordam a questão.

Sugiro ainda que pesquisem imagens no Tio Google sobre ERRO 404. Vocês irão encontrar vários exemplos bem criativos de páginas de erro 404. Como amostra do que estou dizendo, segue um link com alguns exemplos: http://www.smashingmagazine.com/2007/08/17/404-error-pages-reloaded/

Até a próxima!

Paz!

Uma resposta para “Página de erro 404

  1. Antonio Mano 26/03/2011 às 9:47 PM

    Encontrei um artigo de 2002 que é extremamente atual e relevante, quem quiser dá uma olhada nesse link: http://webinsider.uol.com.br/2002/06/19/como-tirar-proveito-do-erro-404/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: