Projeto Sobrinho

Compartilhando conhecimento

Instalando o PHP 5.3.6 no IIS 7.5 no Windows 7

Salve, salve gurizada!

No último post vimos como instalar o IIS 7.5 no Windows 7, hoje vamos ver como instalar o PHP 5.3.* no IIS 7.5 no Windows 7. Com isso, conseguiremos carregar no browser arquivos de extensão .php que estejam gravados no nosso computador local.

Atualmente, acredito eu, a solução mais adotada para servidores web é a chamada “LAMP” (Linux + Apache + MySQL + PHP). O Apache e o MySQL, juntamente com o suporte a PHP, também podem ser instalados sobre o Windows, formando a “WAMP“, geralmente adotada por usuários Microsoft que não se sentem à vontade em usar o IIS. Como esse não é o nosso caso, vamos adotar a solução “WIISMP” (Windows + IIS + MySql + PHP). Contudo, neste post não iremos abordar sobre MySql. Então, mãos-à-obra!

Siga os passos do post anterior, até chegar na caixa Serviços de Informações da Internet (Iniciar -> Painel de Controle -> Ativar ou desativar recursos do Windows -> Serviços de Informações da Internet). Em seguida, clique no sinal “+” à esquerda e selecione as opções CGI, Extensões ISAPI e Filtros ISAPI, conforme a imagem abaixo:

Após clicar em OK e aguardar a instalação, vá até o link http://www.microsoft.com/web/platform/phponwindows.aspx para instalar o PHP em seu IIS.

Após clicar no link Install PHP 5.3.*, você será redirecionado para a Web Plataform Installer. Apenas siga os passos (Seguir, Next, Próximo) e a instalação fará o resto por você.

Para testar se o PHP está funcionando, crie ou copie qualquer arquivo PHP para a pasta C:\inetpub\wwwrroot\, pois lá é o seu localhost. Eu criei o arquivo phpinfo.php, com o seguinte código:

<?php

//O comando phpinfo() trás as informações da sua instalação PHP.

phpinfo();

?>

Vá em qualquer navegador de internet e digite o endereço: http://localhost/phpinfo.php. Se tudo deu certo, deverá aparecer uma tela como a exibida abaixo:

Com isso, já podemos rodar nossas aplicações PHP no Windows 7.

Grande abraço! Paz!

Fonte: comino.design

26 Respostas para “Instalando o PHP 5.3.6 no IIS 7.5 no Windows 7

  1. Paulo R. Pereira 06/05/2011 às 6:11 PM

    Realmente ficou bem prático com o Web Platform Installer, ótimo post!

  2. Pingback: Instalando diretórios virtuais no IIS 7.5 do Windows 7 « Projeto Sobrinho

  3. José Francisco Rodrigues 16/10/2011 às 4:04 PM

    Excelente trabalho!
    Apanhei vários dias e entrei em vários sites tentando coisas e coisas diferentes.
    Isso aí funcionou redondo!
    Obrigadaço!
    Saúde e felicidades. Você merece!

  4. Wendel 29/11/2011 às 5:04 PM

    O meu funcionou, o PHP Info rodou liso, mas o FTP não está funcionando. Os arquivos ficam com 0kb.

  5. Wendel 30/11/2011 às 8:37 AM

    O servidor de destino é Windows, acho que o problema nao é de permição pois é tudo liberado.
    E online o script funciona normalmente só localmente que dá isso.

  6. Wendel 30/11/2011 às 11:00 AM

    Como resolvo isso?
    Eu fui nas propriedades da pasta / Segurança e tá tudo permitido.

    • Antonio Mano 30/11/2011 às 11:04 AM

      Olha, o que posso te dizer é que quando tive esse problema uma vez, tive que liberar o acesso não só para a conta administrador do Windows que eu estava logado, libere acesso total para todos os usuários, inclusive anônimos. Tal liberação pode ocasionar uma falha de segurança, mas como é só para teste mesmo.

  7. Wendel 30/11/2011 às 2:57 PM

    Onde faço isso?

  8. Alysson Rodrigues 08/03/2012 às 9:59 AM

    Cara preciso ativar a tag display_errors, onde fica o arquivo config nesta instalação ?

  9. DevMovel 24/04/2012 às 1:14 AM

    Cara, eu já tinha instalado o XAMPP na minha máquina, instalei aqui e quando digito localhost ele abre o xampp =(
    Tem alguma forma de mudar isso? Ou nem precisa? O XAMPP já faz tudo tbm…?

    • Antonio Mano 31/05/2012 às 4:24 PM

      Não entendi.. Você já tinha a instalação com o Apache e depois fez a instalação com o IIS?
      Se for isso, você estará sendo redundante. Não há essa necessidade.

      • DevMovel 20/07/2012 às 5:23 PM

        Pois é, eu tinha instalado o XAMPP, mas queria usar o IIS pq posso usar pra asp.net tbm. Aí minha dúvida era sobre a instalação do XAMPP, mas ja formatei aqui e vo usar so o IIS.

  10. alan 27/05/2012 às 5:46 AM

    Me ajuda Antonio, pois fiz todo o procedimento e na hora de instalar o Web Installer 3.0 , o sistema fala que eu nao tenho suporte no meu sistema operacional, o que eu faço?

  11. Josimar 30/05/2012 às 8:56 AM

    Cara, rodei pra caramba e so consegui algo bem explicado aki, vlw pelo post, mas tenho uma pergunta, esse procedimento serve para o php 5.4??

  12. Danilo 25/06/2012 às 10:56 PM

    Obrigado pelo post, ajudou muito!

  13. Edgar Oliveira 29/06/2012 às 8:37 PM

    Obrigado pelas dicas!!! Ajudou muito!!!

  14. Junior Ruivo 31/07/2012 às 5:10 PM

    Obrigado! Estava me matando de tentar instalar na mão, valeu mesmo!

  15. Rodrigo Almeida 08/08/2012 às 10:59 AM

    Enquanto isso no Linux..😀 usamos apenas uma linha de comando!
    aptitude install apache2 php5 php5-pgsql libpq-dev php-pear php5-xsl php5-gd libapache2-mod-php5 php5-curl php5-mysql
    Mas no geral esse procedimento com o WebInstaller parece que ficou show também pois facilita pra geral aê! Eu não usei ainda prefiro fazer na mão mesmo!

  16. Samuel Lima 21/12/2013 às 7:42 AM

    Só faltou informar, pra ir no IIS e configurar página padrão, como index.php ou default.php

Deixe uma resposta

