Projeto Sobrinho

Compartilhando conhecimento

Instalando diretórios virtuais no IIS 7.5 do Windows 7

No último post, vimos como instalar o PHP no IIS 7.5 no Windows 7 e testamos o carregamento de uma página PHP em nosso localhost. Mas será que é possível carregar páginas PHP (ASP, ASP.Net e etc.) gravadas fora do diretório principal (localhost)? A solução para isso é a criação de diretórios virtuais.

Um diretório virtual é uma pasta no servidor web que não está dentro do diretório de publicação habitual, ou seja, um diretório que não está alocado no endereço C:\Inetpub\wwwroot,  mas que pode ser acessado através do servidor web como se estivesse dentro de tal diretório.

Nos posts Instalando o IIS 7.5 no Windows 7 e Instalando PHP 5.3.* no IIS 7.5 no Windows 7, vimos que acessamos a pasta raiz do nosso servidor web através do endereço: http://localhost. Após criarmos o diretório virtual, iremos acessa-lo informando o endereço: http://localhost/diretorio_virtual, mesmo que não haja uma correspondência em disco deste diretório dentro da pasta de publicação, ou seja, não há necessidade de que exista o diretório C:\Inetpub\wwwroot\diretorio_virtual. Assim, a pasta do diretório virtual pode estar em qualquer local do nosso disco rígido, por exemplo: C:\meus_sites.

Podemos dizer então, que um diretório virtual é um tipo de mapeamento ou atalho de um diretório do nosso disco rígido, ou até mesmo, de um outro diretório situado em outro computador da rede.

Para criar o diretório virtual, acesse Iniciar -> Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciador de Serviços de Informações de Internet (IIS). Na janela de gerenciamento que irá abrir, no lado esquerdo, abra a árvore de diretórios até Default Web Site. Clique com o botão direito e escolha a opção Adicionar Diretório Virtual como na imagem abaixo:

Em seguida, informe o Alias, que é o nome que diretório virtual será identificado e informe também, o caminho físico do diretório a ser “linkado“, como na imagem abaixo:

Observe que o Alias não precisa ser igual ao nome da pasta do diretório virtual. Em seguida, clique em OK e já pode testar o acesso ao diretório virtual no navegador. Neste exemplo, estou supondo que o diretório virtual, já possua a(s) sua(s) página(s) gravada(s) dentro dele. Ao informar o endereço da pasta virtual no navegador, não precisamos informar o arquivo PHP (ASP, ASP.Net e etc.) caso o mesmo tenha o nome de index ou default.

No meu exemplo, eu nomeei o diretório virtual como tonliv. O endereço então será: http://localhost/tonliv/

Caso surja o erro de acesso à pasta “linkada” como diretório virtual, vá diretamente na pasta em questão, clique com o botão direito do mouse, vá em propriedades e na aba segurança, edite as permissões para a pasta.

Bom, é isso gurizada! Aproveitem!

Paz!

Referência: <criarweb.com>

Uma resposta para “Instalando diretórios virtuais no IIS 7.5 do Windows 7

  1. flavio 16/09/2011 às 1:35 PM

    como eu faço para acessar via web?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: